Rumo a um futuro totalmente elétrico e sem emissões, a Mercedes-Benz persegue uma abordagem holística mais consistente.
O objetivo passa por aumentar significativamente a proporção dos materiais reciclados utilizados, e descobrir novos materiais que estejam em harmonia com a Natureza, sem nunca descurar o luxo que a caracteriza, porque a sustentabilidade começa muito antes do desenvolvimento de produtos.
Valores da marca
O luxo do futuro é sustentável - num passado recente, escrever luxo e sustentabilidade na mesma frase era um desafio. O sector de luxo automóvel, por exemplo, sempre foi visto como pouco permeável à sustentabilidade, sendo constantemente alvo de acusações de desperdício e irresponsabilidade face à utilização de recursos. Mas o mundo exigiu que se mudasse a direção e com ela a definição de luxo. O luxo incluí agora novas premissas – não só as propriedades dos materiais, que facilitam a vida humana e que acrescentam tempo de qualidade e de utilização, como o luxo nas relações inter-humanas e com os seus bens. Um luxo mais sustentável, com a utilização de materiais orgânicos, conscientes, reciclados e recicláveis.
Na Mercedes-Benz, a sustentabilidade é um objetivo, e por isso a marca assume uma abordagem inovadora, quer no que diz respeito a emissões de CO2 quer no consumo de recursos naturais.
Produtos e desenvolvimentos futuros
Na Mercedes-Benz, durante o desenvolvimento dos seus automóveis, a composição de todos os materiais a serem utilizados é reconsiderada e as possibilidades de utilização de alternativas mais sustentáveis é sempre uma prioridade. Isto aplica-se quer aos materiais de revestimentos, quer aos que não se encontram visíveis.
Um exemplo é a utilização do material sustentável UBQ, obtido a partir da conversão de resíduos domésticos mistos, que até agora têm sido difíceis de reciclar e que são frequentemente processados termicamente ou acabam por ser depositados em aterros sanitários. Este material é proveniente de resíduos alimentares, plásticos mistos, papelão e fraldas de bebé. Encontra-se atualmente em teste a sua aplicação nos painéis da secção inferior da carroçaria, nos revestimentos das cavas das rodas e nas coberturas de compartimento do motor e espera-se que seja implementado, num futuro próximo, nos atuais modelos elétricos EQS e EQE.
Também a utilização de pele e alternativas à pele, tem sido alvo de vários estudos da marca, pois o interior do automóvel é uma parte importante da experiência para os seus clientes. A elevada qualidade visual e tátil é uma das máximas prioridades, juntamente com o conforto, a funcionalidade e a durabilidade. Desde os primeiros tempos do automóvel, que a pele tem sido sinónimo de elevada qualidade e luxo, sendo desejada por muitos clientes. No âmbito de uma abordagem responsável da sua utilização, a Mercedes-Benz já exige o cumprimento de vários critérios de bem-estar animal nas suas especificações. Entre outros fatores, a Marca exige aos seus fornecedores que cumpram as "5 Liberdades de Bem-Estar Animal" do Comité de Bem-Estar Animal na criação de gado. Adicionalmente, um requisito importante para a adjudicação de contratos a fornecedores, é que a cadeia de fornecimento de pele esteja livre de qualquer forma de desflorestação ilegal e que as áreas de pastagem não contribuam para o perigo ou perda de florestas naturais.
Paralelamente, é ainda exigido um processo de curtição mais ecológico. No futuro, só poderão ser utilizados agentes de curtição vegetais ou alternativas sustentáveis completamente isentas de crómio - por exemplo, cascas secas de café em grão, castanhas ou extratos de outras matérias-primas renováveis. No entanto, para dar resposta a preocupações nesta área, a Mercedes-Benz oferece veículos em muitos segmentos, em todo o Mundo, equipados com revestimento interior sem pele genuína de série ou mediante pedido do cliente. As várias opções de revestimento incluem uma réplica de pele de elevada qualidade, bem como um tecido em microfibra que tem aparência e toque de camurça.
Outra das preocupações da Marca tem sido a redução de CO2 no fabrico da carroçaria. A partir de 2025, a Mercedes-Benz utilizará aço quase completamente isento de emissões de CO2 em vários modelos de veículos, graças ao fabrico com hidrogénio em vez de carvão de coque. Para esta finalidade, a Empresa tornou-se o primeiro fabricante de automóveis a adquirir uma participação no capital da empresa sueca H2 Green Steel (H2GS). No âmbito de uma parceria com a siderúrgica sueca SSAB, as primeiras peças protótipo para aplicações da carroçaria em aço sem utilização de fósseis, já estão a ser planeadas para 2022. A empresa parceira produzirá um aço com ferro fabricado com recurso a hidrogénio da sua fábrica piloto em Luleå, que pode ser utilizado em áreas relevantes para a segurança da carroçaria do veículo.
Mercado
O futuro do mercado automóvel tem de ser mais sustentável e a Mercedes-Benz quer liderar essa mudança. Para além da redução do consumo, a Marca tem tido muitas outras iniciativas que comprovam o seu compromisso com o Planeta. Mesmo que o plástico tenha desempenhado um papel importante na melhoria dos veículos do sector ao longo do tempo, hoje é um dos principais responsáveis pelo impacto ambiental. Atualmente, a Mercedes-Benz já conta com mais de 100 alternativas ao plástico, entre elas o UBQ, o cânhamo, a lã, o papel, a borracha natural, o lixo recolhido nos oceanos, entre outros. A Mercedes-Benz persegue, ainda, o objetivo da neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor do seu novo portfolio de novos modelos ligeiros de passageiros, até 2039.
Comunicação
Também a comunicação da Mercedes-Benz tem vindo a refletir esta mudança e evolução, apresentando imagens e conceitos de comunicação alinhados com cores e elementos mais naturais. Uma estratégia de comunicação onde a simbiose entre o automóvel e os elementos da Natureza são valorizados, enaltecidos e uma inspiração para a Mercedes-Benz.
Vantagens competitivas
O pioneirismo da Mercedes-Benz é histórico e continua a fazer história. As alterações climáticas obrigam a novas iniciativas e a abordagem da marca 'Design para o Ambiente' é um excelente exemplo, levando em consideração o consumo de recursos logo desde as fases iniciais do desenvolvimento de produtos.
Juntamente com os seus parceiros, a Mercedes-Benz pesquisa tecnologias de materiais mais sustentáveis e trabalha intensamente para a circularidade.
Combinada com a abordagem de balanço de massa, a reciclagem química é um processo inovador que suporta esta intenção. Vantagens competitivas de uma marca de excelência que, uma vez mais, se volta a diferenciar no sector automóvel e no seu futuro, cada vez mais sustentável.