O Mercedes-Benz Surfing Lounge, na Nazaré, é um projeto focado na sustentabilidade, uma das atuais prioridades da marca, com uma forte ligação ao oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no surf de ondas grandes.
O espaço nacional é 100% sustentável e destinado não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca.
Neste projeto, reciclar e reutilizar foram palavras de ordem.
Conceitos sempre presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração.
Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.
Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade.
A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis.
As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais.
O Mercedes-Benz Surfing Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que assumem-se como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2.
Este é um espaço de debate, de conversas e de experiências, onde são abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular, a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável.
O espaço tem um caráter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior.