Começou da melhor forma o dia final do Mundial ISA de Surf Adaptado de 2023 para Portugal. Nas ondas de Huntington Beach, Marta Paço conquistou o terceiro título mundial ISA consecutivo, alcançando a medalha de ouro na categoria VI 1, destinada a atletas invisuais.
Com apenas 18 anos de idade, a jovem competidora vianense, acompanhada na água pelo treinador e selecionador nacional Tiago Prieto, juntou mais uma vez o título mundial ao cetro europeu, que renovou em julho último. Ouro atrás de ouro para Marta Paço, que na atualidade é um dos grandes nomes do surf adaptado a nível mundial.
Na final, não obstante ter efetuado um score combinado mais baixo do que na ronda inaugural, Marta superiorizou-se à concorrência franco-espanhola.
A atleta lusa liderou praticamente toda a bateria e fez a pontuação combinada de 8,67 pts.
Marta Paço deixou no segundo posto a francesa Valentin Moskoteoc, que somou 6,00 pts, enquanto a espanhola Carmen Lopez (4,50 pts) e a gaulesa Juliette Mas (1,00 pts) ocuparam a terceira e quarta posições, respetivamente.
"Obviamente que estou super contente. As ondas estão muito divertidas. É preciso ter paciência e esperar um pouco que venham as ondas, o que não é fácil para mim porque começo a stressar. Assim que a bateria começou quis imediatamente apanhar uma onda. Penso que foi uma boa final. A Seleção é como uma família. Esta medalha de ouro não é minha, mas sim de Portugal e em especial desta equipa", disse a atleta de 18 anos ao microfone da ISA (Associação Internacional de Surf) na curta entrevista após a final.
Este sábado, em Huntington Beach, o sucesso português pode não ficar por aqui, pois Camilo Abdula vai disputar a final da categoria Stand 1, onde tentará sagrar-se bicampeão mundial ISA de surf adaptado, depois da histórica vitória em Pismo Beach no ano passado.
Camilo vai defrontar o francês Maxime Clarkin, o nipónico Shingo Kato e o brasileiro Roberto Pino, que na meia-final fez um heat perfeito, somando 20 pts em 20 possíveis.
A final, que será a penúltima bateria do Mundial ISA de Surf Adaptado 2023, tem início marcado para as 20h00, hora de Portugal continental.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram