No hemisfério norte, o inverno já lá vai. Quer isto dizer que caminha para o fim mais uma temporada de ondas grandes e que não vamos ter ação na emblemática baía de Waimea, palco do prestigiado The Eddie Aikau Big Wave Invitational.
A janela de espera da edição de 2023/2024 fechou no passado dia 12 de março, sensivelmente dois meses após a sua abertura.
Em fevereiro último, a organização do lendário evento havaiano ainda emitiu um alerta amarelo na sequência de um potencial swell gigante.
No entanto, tudo voltou à estaca zero, tendo em conta os níveis de alerta (vermelho, amarelo e verde) da competição que disputa-se em homenagem ao malogrado Eddie Aikau, o lendário nadador-salvador e waterman havaiano.
Assim, desde as provas disputadas em 2001 e 2002 que não há duas edições realizadas em anos consecutivos.
Com a edição inaugural disputada a 3 de janeiro de 1985, até hoje apenas por 10 ocasiões foi colocado na água aquele que é considerado o 'Super Bowl do Surf'.
Um registo que mostra bem a exigência da organização para com as condições que são necessárias na histórica baía localizada no North Shore da ilha havaiana de Oahu.
Os requisitos implicam ondas acima dos 20 pés havaianos, ou seja, qualquer coisa como 6 metros de altura.
Quando essas condições se fazem sentir, a organização dá luz verde e aplica a máxima 'Eddie Would Go', em memória da coragem e bravura do primeiro nadador-salvador do North Shore.
Para a edição de 2023/2024, um total 40 surfistas foram convidados pela organização, entre homens e mulheres.
Dentro deste restrito e prestigiado lote, constava o nome do português Nic von Rupp, que na edição transata tornou-se no primeiro big rider luso a participar num dos mais famosos eventos de ondas grandes do surf mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram