Desde a passada quinta-feira, o estado do tempo agravou-se em Portugal continental devido a uma "depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão", de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Chuva, vento forte, neve e muita agitação marítima têm marcado as últimas horas, cenário que irá prolongar-se durante o fim de semana.
Ainda assim, domingo, dia de eleições legislativas no país, haverá uma melhoria do estado do tempo comparativamente às previsões para os dias anteriores.
“No domingo, ainda vamos ter uma situação de ocorrência de aguaceiros que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas especialmente no norte e centro. Esta precipitação será em forma de neve nas regiões do norte e centro acima de 800 metros ou 1000 metros de altitude. No entanto, a cota ira subir ao longo do dia para 1400″, disse Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à agência noticiosa Lusa.
“De salientar também o vento que vai continuar forte no litoral com rajadas até 65/70 quilómetros por hora nas terras altas. De destacar que a emissão de aviso que está há alguns dias para agitação marítima forte na costa ocidental é para continuar. No dia 10, domingo, vai diminuir ao longo do dia com ondulação de 5 a 7 metros para 3 a 4 metros”, indicou.
A meteorologista do IPMA adiantou que no domingo ainda há avisos de vento porque as rajadas serão superiores a 70 km/h, mas já não haverá avisos de precipitação.
No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma pequena subida das temperaturas nas regiões Norte e Centro.
“Vamos ter temperaturas na ordem dos 14 a 16ªC no litoral. No interior serão mais baixas entre 6 a 10ºC. As mínimas no interior norte e centro serão entre 0 e 4ºC e no litoral até 10ºC”, disse.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram