Por estes dias, o Mundial de Bodyboard de 2024 prossegue na América do Sul, com a realização da terceira etapa do ano o Iquique Pro, no Chile.
Esta segunda-feira na prova sul-americana, que decorre no reef break de Punta 2 (Playa Bellavista), Joana Schenker garantiu a passagem aos quartos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman'.
A campeã mundial em 2017 é a única bodyboarder portuguesa ainda em competição. Na ronda 5, Joana venceu a bateria inaugural com o score combinado de 12,15 pts, batendo a nipónica Namika Yamashita (11,40 pts) e a chilena Valentina Diaz (6,50 pts), que foi eliminada.
Ao atingir os quartos-de-final do Iquique Pro, a bodyboarder algarvia igualou o seu melhor desempenho na presente temporada, até ao momento. Na primeira etapa da época, disputada em Marrocos, Schenker também chegou aos 'quartos', alcançando o quinto posto.
Em Iquique, a competidora lusa até teve um arranque falso, pois foi relegada para a repescagem, ronda da qual saiu vencedora antes de novo triunfo na já mencionada ronda 5.
Agora, segue-se um duelo entre antigas campeãs mundiais na batalha por um lugar nas meias-finais.
Na primeira bateria dos quartos-de-final, Joana Schenker mede forças com a canária Alexandra Rinder, campeã do mundo em 2014 e 2015.
Em caso de vitória, a pluricampeã nacional de bodyboard já sabe que terá pela frente a jovem brasileira Luna Hardman, filha da lendária Neymara Carvalho, ou novamente a japonesa Namika Yamashita.
Na prova feminina, o Iquique Pro contou igualmente com a participação de Teresa Padrela. A atual campeã nacional Open foi afastada na ronda de repescagem, ficando a apenas 0,70 pts de seguir em frente. Isto num heat conquistado por Neymara Carvalho e no qual Teresa até fez a melhor onda, com 7,00 pts
No lado masculino, Joel Rodrigues não conseguiu repetir o brilharete da etapa de Marrocos, onde obteve um honroso nono lugar.
Esta segunda-feira, o bicampeão nacional e atual campeão europeu Open foi eliminado de primeira na ronda 3.
Por fim, Eduardo Macedo também não evitou a eliminação de primeira ao perder na ronda 3 da categoria Júnior. O jovem bodyboarder participou na competição chilena como wildcard.
O período de espera do Iquique Pro estende-se até à próxima sexta-feira, dia 10 de maio.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram