Única resistente da armada lusa no Iquique Pro, terceira etapa do Mundial de Bodyboard de 2024, Joana Schenker garantiu esta quinta-feira a passagem às meias-finais do evento chileno, que termina amanhã.
Na bateria inaugural dos quartos-de-final, Joana Schenker mediu forças com a austríaca Alexandra Rinder, num duelo entre antigas campeãs mundiais de bodyboard.
No reef break de Punta 2, em Playa Bellavista, assistiu-se a um heat bastante equilibrado e emotivo, pois apenas ficou decidido nos instantes finais.
A sensivelmente 20 segundos do toque da buzina, depois de Alexandra Rinder ter perdido a prioridade na sequência de um erro, Joana encontrou uma onda na qual fez um 'el rollo' pontuado em 6,75 pts que permitiu operar a reviravolta.
Desta forma, a bodyboarder algarvia ficou com o score combinado de 13,25 pts face aos 11,30 pts somados por Rinder.
Tal como na ronda anterior, Schenker assegurou a vitória na reta final da bateria, nesta que é a primeira vez que atinge as meias-finais de uma etapa mundialista na presente temporada.
"Foi um heat mesmo muito intenso. Na minha opinião, a Alexandra é a competidora mais difícil de enfrentar neste tipo de onda. Para mim, foi quase como competir contra mim própria. Não estou habituada a este tipo de condições ao contrário da Alexandra", começou por dizer Joana Schenker na entrevista pós-heat concedida à International Bodyboarding Corporation (IBC).
"Sabia que a Alexandra estava muito confortável por ir comigo, mas numa bateria tudo pode acontecer. Nesta onda tudo é possível até ao último segundo. Pode vir uma boa onda. Temos visto isso durante o dia. Nos últimos 20 segundos, a Alexandra cometeu um erro, perdeu a prioridade e pensei que era para mim se viesse uma onda. O heat anterior ensinou-me a não desistir até ao fim", confidenciou a campeã do mundo de bodyboard em 2017.
Nas meias-finais, a pluricampeã nacional tem encontrado marcado com a jovem brasileira Luna Hardman, filha da lendária Neymara Carvalho e campeã do mundo Júnior em 2022.
A bateria será disputada esta sexta-feira, derradeiro dia do período de espera do Iquique Pro e que consagrará os campeões da etapa sul-americana.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram