Na ressaca do polémico incidente ocorrido com Erica Máximo e de uma jornada na qual perdeu seis surfistas, Portugal despediu-se no passado sábado do Mundial ISA Júnior, falhando assim o dia das finais da competição que termina este domingo em El Salvador.
No penúltimo dia de prova, Matias Canhoto, Afonso Pinto e Jaime Veselko eram os resistentes da armada lusa nas ondas de El Sunzal e La Bocana, encontrando-se nas repescagens. Porém, nenhum dos surfistas conseguiu assegurar lugar na jornada de todas as decisões.
Em Sub-18 masculino, Matias e Afonso iniciaram o dia a superar a ronda 5 das repescagens, onde Canhoto foi o autor do melhor score combinado, com 16,47 pts.
Depois, na ronda 6, os dois jovens surfistas portugueses estiveram inseridos na mesma bateria, onde tiveram sortes diferentes. Matias Canhoto somou novo triunfo, enquanto Afonso Pinto não foi além do quarto lugar, tendo sido eliminado do evento, depois de ter ultrapassado cinco rondas nas repescagens.
Na segunda bateria da ronda 7, Matias quedou-se pelo terceiro posto, com a pontuação combinada de 10,70 pts, o que ditou o seu afastamento deste Mundial ISA Júnior. O surfista de Peniche ficou atrás do havaiano Jackson Dorian (13,33 pts) e do canadiano Nikolas Polischuk (13,73 pts).
Em Sub-16 masculino, Jaime Veselko venceu a sua bateria na ronda 6 das repescagens. Na ronda seguinte, o irmão da campeã nacional Francisca Veselko esteve muito perto de seguir em frente.
Com o score combinado de 10,63 pts, Jaime ficou apenas a 0,4 pts da qualificação, sendo suplantando pelo nipónico Kaisei Adachi (10,67 pts) e o brasileiro Levi Silva (11,13 pts).
Está assim terminado o desempenho de Portugal no Mundial ISA Júnior de El Salvador. Tal como em 2022, num evento disputado neste mesmo país da América Central, o conjuntou orientado por David Raimundo não marca presença no dia das finais.
À entrada para o derradeiro dia de prova, a Seleção Nacional ocupa o 16º posto da tabela classificativa, isto numa competição na qual a formação lusa tinha como objetivo a entrada no top 5 mundial, depois do sexto lugar alcançado na última edição do certame, disputado no Brasil.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram