Para esquecer assim foi o antepenúltimo dia de competição do Mundial ISA Júnior de El Salvador para a Seleção Nacional.
Ao facto de ter perdido seis dos nove surfistas que ainda tinha em prova, o conjunto luso foi igualmente sancionado pela organização devido à conduta antidesportiva protagonizada por Erica Máximo.
Tudo aconteceu na terceira bateria da ronda 5 da repescagem da categoria Sub-18 feminina, onde Maria Salgado também esteve em ação.
A polémica instalou-se quando, nos derradeiros segundos do heat, Erica Máximo tentou bloquear a australiana Willow Hardy, de modo a tentar salvaguardar o segundo posto que estava na posse de Maria Salgado, que acabou eliminada.
A situação motivou um protesto por parte da equipa australiana e mais tarde a Associação Internacional de Surf (ISA) emitiu uma nota na qual condenou a atitude da surfista lusa.
"As ações de Máximo não foram apenas um exemplo grave de conduta antidesportiva, mas também prejudiciais ao surf devido ao seu mau comportamento", pode ler-se no texto divulgado.
"Máximo foi observada a impedir fisicamente e dirigindo-se verbalmente à surfista australiana numa tentativa deliberada de impedir que a sua adversária avançasse no heat. As ações de Máximo foram intencionais e repetidas à vista dos juízes, do transmissão e do público em geral", diz o texto da entidade presidida por Fernando Aguerre.
Do comportamento adotado e revisto em vídeo por elementos da ISA, a organização decidiu multar a Seleção Nacional e desqualificar Erica Máximo do evento.
Desta forma, procedeu-se à dedução dos pontos somados pela jovem surfista para a classificação coletiva, onde a formação orientada por David Raimundo ocupa provisoriamente o 12º lugar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram